Porque é necessário investir na análise de currículo de funcionários?
As empresas ultimamente estão Interessadas na proteção da instituição, sabemos que a análise curricular deve ser minuciosa e cautelosa, qual a empresa que vai entregar a função para um profissional desqualificado? provavelmente nenhuma, mas existe uma exceção, isto ê, a contratação freelance para um teste, antes de realizar o registro ou a confecção e elaboração do contrato de prestação de serviços com o funcionário.
As empresas analisam qualquer informação e qualificação do profissional para o exercício de suas atividades funcionais, o que é normal para um cargo de confiança como: supervisor diretor até mesmo gerente, nosso interesse aqui é descrever que a análise comportamental, perfil ou de informações pertinentes ao currículo deve ser analisadas de maneira meticulosa.
Diversas empresas ou recursos humanos que não analisam cautelosamente o currículo do candidato, futuramente, para não dizer provavelmente corre riscos futuros de receber reclamações com ações trabalhistas nos fóruns do Ministério do trabalho e emprego.
Porque investir no Funcionário é ideal para futuros processos trabalhistas!
Evitar ações trabalhistas é difícil nos tempos atuais, e obviamente congestiona os fóruns com diversas ações de reclamações que poderiam ser evitadas se a empresa tivessem um diálogo e um apoio recíproco com o(a) funcionário(a) colaborador.
Da mesma forma se o colaborador respeitassem as diretrizes e normas da instituição, nada seria novidade para uma conversa particular.
Contudo é digno de nota que, uma empresa que imponha regras abusivas se torna exaustiva para o funcionário, principalmente quando a empresa não contribui com PL, isto é (Participação dos Lucros) a cada trimestre, semestre ou de maneira anual, ocasião em que, existem funcionários que além de trabalhar e cumprir as 8 horas na empresa, algumas ocasiões trabalho em casa respondendo WhatsApp para alguns funcionários da própria empresa.
Se a jornada de trabalho é 8 horas responder WhatsApp fora do horário de acordo com a lei do Trabalho é realização de hora extra, de maneira que muitas empresas não sabem ou negam a pagar.
Será que ele trabalhou realmente naquela empresa?
Não é difícil descobrir se determinada pessoa realmente trabalhou em uma empresa quando o recursos humanos realmente tem todas as funcionalidades investigativas. Ficará fácil o processo de identificação no intuito de descobrir se as informações contidas no determinado currículo é realmente verdadeira, citaremos logo abaixo algumas dicas simples mas que tornará extremamente úteis para uma Futura dor de cabeça.
Existe 3 maneiras de descobrir se de fato determinado funcionário realmente trabalhou naquela instituição. através de uma análise minuciosa você descobrirá se a informação inserida no currículo é falsa ou verdadeira.
- 1° A (Primeira) Na plataforma meu INSS você consegue puxar o histórico de contribuição da previdência social de determinada empresa.
- 2° A (Segunda) Na plataforma Gov.BR algumas informações com o Ministério do trabalho e últimas atividades são fornecidas desde que você solicite ao candidato um extrato das suas atividades em determinada empresa.
- 3° A (Terceira) Através de imagens contendo uniformes ou documentos, Fontes de referências e atividades realizadas, se tornará fácil o processo de identificação se de fato aquele funcionário realmente trabalhou naquela corporação.
Essas informações citadas podem ser simples mas extremamente valiosas para que a vaga de emprego seja realmente ocupada por um profissional capacitado e qualificado para o exercício funcional.
Por que contratar um detetive para realizar uma investigação trabalhista?
Conforme a narrativa abaixo que por ausência de uma análise profunda e investigativa o funcionário inicia se um processo de pecados funcionais isto é, inicia se comportamentos incomuns, tais como falta repentina mediante apresentação de atestado de afastamento médico duvidoso, incluindo tentativas de criação de motim na empresa.
A contratação de um detetive particular barato é ideal para descobrir porque o atestado médico apresentado até a empresa não é verdadeiro em outras palavras tem grande potencial de ser falsificado ou por falha na perícia médica não observou atentamente que o paciente não está incapacitado ao trabalho.
Desvio de conduta, desvio de mercadorias, falar mal do encarregado, gerente ou patrão não é tolerável sob hipótese alguma. As maiores queixas dos empresários é o afastamento da suas atividades por alegação de doença causada na própria instituição empresa, ou seja o funcionário se lesiona, com alegações de que o mesmo se machucou durante as suas atividades laborais.
Mas se no processo de recursos humanos na análise na entrevista já tivesse Descoberto que determinado currículo não condiz com a realidade por uma ausência investigativa mais profunda talvez hoje aquele funcionário nem seria contratado para o exercício daquele cargo evitando assim maiores problemas inclusive processos ou ações trabalhistas.
Será que o candidato realmente mora naquele determinado endereço informado no currículo?
Em uma entrevista de emprego o entrevistador faz algumas perguntas e no currículo do entrevistado menciona uma residência em área nobre, contudo as características físicas ou narrativas do entrevistado não condizem com a realidade estética e comportamental do mesmo.
Ainda assim o próprio é aprovado para a vaga do emprego pela urgência da ocupação do cargo, sem uma pesquisa aprofundada ou investigativa das informações narrada no currículo, como também das narrativas como histórico escolar e histórico profissional do entrevistado.
Diversas agências de recursos humanos realizam pesquisas e análises de algumas informações sobre os currículos dos candidatos para o exercício da vaga promovida pela determinada empresa. Geralmente essas análises segue a risca alguns tipos de informações das quais citaremos abaixo:
- Localização e residência do candidato
- Tipo do veículo e as condições do mesmo
- Perfil estético do candidato (higiene)
- Formação técnica ou graduação do candidato
- Tiques e as maneiras comportamentais do candidato
- Linguagem com gírias ou forma de falar do candidato.
Em casos de necessidade de contratação de uma investigação particular indicamos entrar em contato com o Silvio detetive para solicitar maiores informações e esclarecimentos sobre os seus serviços de investigação privada na cidade de São Paulo capital.